Tuesday 10 September 2013

Semiedu é aberto com apresentações culturais e conferência sobre colonialidade originária e direitos indígenas


ufmt.br  Publicado em Notícias | 09/09/2013

Teve início na manhã de hoje (09), no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, o Seminário de Educação (Semiedu) 2013, que este ano tem como tema “Educação e (des)colonialidades das práticas, saberes e poderes”. Na cerimônia de abertura foram realizadas apresentações culturais e místicas de etnias indígenas, movimentos sociais, músicas do Quinteto de Metais da UFMT e pintura de tela, pelos artistas Clovis Irigaray e Elias de Paula. Em seguida, foi formada a Praça da Educação, com autoridades de diversos setores da área educativa estadual e internacional.
O coordenador do Semiedu, professor Luiz Augusto Passos, e o vice-reitor da UFMT, João Carlos de Souza Maia, deram as boas-vindas aos participantes do evento. “Não se faz educação sem autonomia. Isso significa termos coragem para fazermos leis próprias, termos fidelidade e humanização em todas as questões, sejam pessoais, nacionais ou internacionais”, explicou Passos. Reafirmou ainda o objetivo do evento, de “buscar em cada um de nós a mística de emancipação”. O vice-reitor destacou a satisfação da UFMT em receber o evento, que demonstra fundamental importância devido à educação ser “um dos pilares do desenvolvimento regional e mundial”. “Sem ela”, completou, “não há possibilidade de alcançar níveis de desenvolvimento a serem repassados à sociedade”. Reafirmou também “o espaço da universidade como espaço da sociedade”.
Na conferência de abertura “A colonialidade originária e sua situação atual”, o deputado Federal pelo Estado de Rondônia e presidente da Comissão Parlamentar Indígena da Câmara Federal, Padre Ton, expôs a atual situação do índio em seus diversos aspectos, tendo como base os dados de 2010 do IBGE e a evolução da legislação indígena. Foram demonstradas as altas taxas de natalidade, analfabetização e violência, assim como os baixos índices de registros de nascimentos e falta de infraestrutura nos territórios indígenas, que segundo o palestrante, poderia diminuir com a demarcação de terras, fator de dívida do Estado brasileiro desde 1993, quando foi estabelecida por lei a demarcação de 100% das terras indígenas. “A maioria dos índios não conhece nem acessa programas sociais do governo”, explicou. Expôs, ainda, “as investidas governamentais que pretendem impedir a demarcação, como as propostas de Emenda à Constituição (PECs) 215, de 2000; 038, de 1999; 237, de 2013 e o Projeto de Lei e outras Proposições (PLP) 227, de 2012. “Os interesses dos ruralistas no Congresso Nacional pretendem subordinar o direito originário dos povos indígenas sobre suas terras ao interesse público”, concluiu. Ao final da conferência, Passos reafirmou o apoio à luta pelos direitos do índio.
Um dos homenageados do evento, Cacique Damião, da Terra Indígena Marãiwatsédé, falou da situação atual por que passam os índios e buscou o apoio de todos a fim de reforçar e fortalecer seus diretos. “Pedimos que levem nossa situação para cada região, para cada país e que nos apoiem e nos ajudem a fortalecer nossos direitos, que os ruralistas querem tirar de nós”.
Na ocasião, foi entregue ao historiador latino, Victor Rios, a Resolução do Conselho Universitário (Consuni) da UFMT número 22, de 5 setembro 2013, que aprovou o título de Doutor in memoriam ao filósofo espanhol Francisco Fernandes Buei, da Universidade de Barcelona, que mantinha estreitos laços com a UFMT na área da Educação. Foram homenageadas também a professora da UFMT, Artemis Torres, e o bispo Emérito de São Félix do Araguaia – MT, Dom Pedro Casaldáliga.
Durante a semana, o Seminário discutirá a herança política, cultural e educacional colonizadora imposta aos países chamados periféricos pelos impérios colonialistas ao longo da histórica, com reflexos negativos na autodeterminação dos povos, das minorias e no seu desenvolvimento econômico, social e cultural.
Serão iniciadas na tarde de hoje, das 14h às 18h, as atividades dos eventos paralelos ao Semiedu 2013. Às 19h, será realizada programação cultural na Tenda Espaço de com-vivências Paulo Freire. Confira os locais e horários no Blog do evento

No comments:

Post a Comment